ANAIS DO SEMINÁRIO
Clique aqui para acessar os anais do VII Seminário da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação.



CERTIFICADOS  ONLINE
Clique aqui para realizar a emissão de seu Certificado Online.

Estão disponíveis certificados referentes a:

  • Minicursos
  • Participação no congresso

*Os certificados referentes às sessões temáticas serão enviados por e-mail ao autor principal, com o nome de todos os autores.

Qualquer dificuldade na emissão de seu certificado entre em contato pelo fone (51) 3019 2444 ou encaminhe um e-mail para contato2@aconteceeventos.com.br

 
 

Apresentação

     A Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação (RBMA) está organizando o seu VII Seminário Anual, que acontecerá em Belo Horizonte/MG entre os dias 25 e 27 de novembro de 2015. Neste ano, a Fundação João Pinheiro será a instituição patrona desse evento, responsável pela sua co-organização. 

     A RBMA tem a missão de fortalecer a cultura de monitoramento e avaliação de políticas públicas e programas sociais no Brasil. Dentre seus objetivos está a promoção do intercâmbio de experiências e conhecimento, através da organização de um seminário anual e da operação de uma plataforma de rede social , pela qual são disseminados informações e conhecimentos relativos ao M&A, como bibliografias de referências, notícias e divulgação de cursos e eventos. A Rede hoje é composta por quase 6.000 membros cadastrados nessa plataforma.

     A RBMA é a única plataforma de troca que reúne avaliadores, demandantes e pessoas interessadas em avaliação do setor público e privado, de diversas abordagens, no Brasil. Seus Seminários são oportunidades únicas de encontro e troca de conhecimento, considerando a grande diversidade do campo da avaliação. O evento anual tem como propósito fomentar a apresentação e a análise crítica de diferentes tipos de práticas avaliativas, com vistas a fomentar o debate, o amadurecimento ético-político e o aprofundamento técnico da área de avaliação no Brasil, valendo-se inclusive de experiências internacionais, sempre presentes nos seminários da RBMA.

     Apesar da importância da RBMA, até 2014 ela se constituía principalmente como uma plataforma virtual. Um grupo foi se consolidando em torno da iniciativa, principalmente em torno de seu Comitê Gestor. Em 2014 sua formalização aconteceu no modelo de associação sem fins lucrativos, com o objetivo de dar corpo à RBMA, garantir continuidade entre as ações que a Rede vem realizando, dispor de melhores condições para mobilizar recursos, realizar ações estratégicas e ocupar arenas políticas que favoreçam o cumprimento da sua missão. Assim, durante o VI Seminário da Rede, foi realizada a Assembleia Geral de Constituição da Associação e foram eleitos uma Diretoria colegiada composta por sete membros e um Conselho composto por três membros, todos usuários da plataforma.

     Chegamos a 2015, portanto, num contexto especial para o VII Seminário: no Ano Internacional da Avaliação, este é o primeiro a ser organizado pelos patronos locais em parceria com a Associação formalmente constituída. Para dar conta desse momento, escolheu-se também um tema estratégico no campo: Diversidade na avaliação: múltiplos olhares e abordagens. A avaliação vem se desenvolvendo no país e a emergência de uma grande quantidade de eventos específicos, de abordagens específicas e de atores específicos constituem um campo diverso e amplo; que embora seja especialmente rico por isso, também apresenta desafios na sua compreensão e delimitação. Diante desse cenário, a escolha é de trazer essa diversidade para o centro da discussão, estabelecendo parâmetros e clareando diferenças e semelhanças. A proposta é promover atividades que possam explicitar diferentes abordagens e olhares, além de estabelecer diálogos entre eles.

     Os seminários anuais têm associado um primeiro dia dedicado a mini cursos e workshops, com vistas a aprimorar o desenvolvimento de capacidades específicas (Parte I) e dois dias de conferências e palestras de especialistas no tema, mesas-redondas, sessões temáticas e sessões de apresentação de trabalhos selecionados a partir de uma chamada pública (Parte II). Além disso, realiza-se também no seminário a reunião anual da RBMA.



Prof. Dr. Breynner R. Oliveira
Profa. Dra. Letícia Godinho
Comissão Organizadora do VII Seminário da RBMA

Comitê Científico:

Alcides Gussi – UFC
Breynner R. Oliveira - UFOP
Letícia Godinho - FJP
Marilia Patta Ramos - UFRGS