Aline Hellmann - CEGOV/UFRGS

Pesquisadora do Centro de Estudos Internacionais sobre Governo (CEGOV) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Coordenadora dos Programas: Capacitação em Monitoramento e Avaliaçao e Debatendo Monitoramento e Avaliação, ambos do CEGOV. Parceira da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação, a SAGI, no desenvolvimento e oferta do Ciclo de Capacitação em Diagnóstico, Monitoramento e Avaliação dos programas do MDS.


 


Ana Cristina Matos - UNICEF

 Em breve.






 


Bruno Lazzarotti - EG/FJP

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais(1990), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais(1995) e doutorado em Sociologia e Política pela Universidade Federal de Minas Gerais(2005). Atualmente é Pesquisador Pleno III do Fundação João Pinheiro, Membro de corpo editorial da Pensar BH. Política Social, Membro de corpo editorial da Perspectivas em Políticas Públicas, Membro de corpo editorial da O&S. Organizações & Sociedade, Revisor de periódico da Enanpad 2014, Revisor de periódico da Enapg 2014, Revisor de periódico da Cadernos Gestão Pública e Cidadania, Revisor de periódico da Revista Eletrônica Organizações e Sociedade, Revisor de periódico da Revista do Serviço Público e Revisor de periódico da Revista de Administração Pública (Impresso). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Políticas Públicas. Atuando principalmente nos seguintes temas:FUNDEF, ensino fundamental, descentralização, equi, federalismo, desigualdade educacional.


Cecilia Minayo - FIOCRUZ

Possui graduação em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978), graduação em Ciências Sociais - City University of New York (1979), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985) e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1989). Desde 1997 é editora científica da revista Ciência & Saúde coletiva da Associação Brasileira de Saúde Coletiva e pesquisadora titular da Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de Saúde Pública, com ênfase em Saúde Coletiva, atuando como professora, pesquisadora e orietnadora principalmente nos seguintes temas: métodologia de pesquisa social, metodologia da pesquisa social em saúde pública, violência e saúde, causas externas, violência, saúde coletiva e saúde e sociedade. Já oirentou 68 teses e dissertações, publicou 181 artigos científicos, 115 capítulos de livros e 40 livros sendo 7 individualmente e 34 como organizadora e em colaboração. É membro do conselho editorial de 13 revistas científicas, sendo 4 estrangeiras e desde 2013 é Editora Regional da Revista Environmental Health Perspectives.

Daniel Cerqueira - Ipea

Doutor em economia pela PUC-Rio, mestre em economia pela Escola de Pós-Graduação da Fundação Getúlio Vargas e bacharel em economia pela Universidade Santa Úrsula. Foi analista do Banco Central do Brasil (1994 a 1996). Desde 1994 é professor visitante da FGV nos cursos de MBA, tendo ainda atuado como coordenador acadêmico do MBA de Economia e Finanças e do curso preparatório para a ANPEC. Trabalhou na Coordenadoria de Segurança Pública do RJ (1999 a 2000). Desde 1996 é pesquisador do Ipea, onde tem desenvolvido uma agenda de pesquisas em violência e criminalidade no Brasil, tendo inúmeros artigos e capítulos de livro publicados sobre o tema.
 


David Crumpton - University of Maryland

Charles David Crumpton, PhD, recebeu seu diploma de doutorado em administração pública e políticas públicas da Universidade Estadual de Portland e seu mestrado em administração pública pela Universidade da Geórgia. Dr. Crumpton tem experimentado uma administração pública variada e de políticas públicas e carreira análise programa. Por dezoito anos, ele atuou como profissional gestor municipal, mantendo altos cargos de gestão do governo local na Carolina do Sul, Missouri, Kansas, Oregon, Maryland e New Hampshire. Como um professor de política e programa de análise sênior, consultor e pesquisador, ele teve uma prática nacional que tenha incluído os estados de Oregon, Califórnia, Michigan, Minnesota, Indiana e Maryland como clientes. Ele também serviu como o primeiro diretor de pesquisa para Judiciário do Maryland. A pesquisa do Dr. Crumpton incluiu adultos e justiça juvenil, saúde infantil e bem-estar, problemas de freqüência escolar, a inovação nos sistemas de justiça electrónica e de avaliação de abuso de substâncias e intervenções de saúde mental nos sistemas de justiça. No Brasil ele atualmente trabalha com a Universidade de Brasília, a Universidade Federal de Goiás e outros institutos de política para aplicar sua experiência em política e análise programa. Atualmente é pesquisador associado sênior com o Instituto de Serviço Governamental e Pesquisa da Universidade de Maryland. Ele também é professor adjunto na Universidade de Maryland School of Social Work. Ele serve como consultor para o Centro de famílias, crianças e os Tribunais na Universidade de Baltimore School of Law. Ele também atua como consultor para o Centro de Serviço Público na Universidade Estadual de Portland.

Ernesto Amaral - Rand

Doutorado em Sociologia/Demografia pela Universidade do Texas em Austin. Professor Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais de 2009 a 2014. Pesquisador Associado da RAND Corporation desde 2014.
 



 

Fátima Beatriz - CEPP/FJP

Graduação e mestrado em Economia pela UFMG. Doutorado em Ciência Política pela UFMG. É pesquisadora da Fundação João Pinheiro (FJP) desde 1981, atuando principalmente nos seguintes temas: indicadores de saúde, gasto com saúde; avaliação de políticas e programas de saúde.

 




 


Gabriela Spanghero Lotta - CECS - UFABC

Professora adjunta do bacharelado de políticas públicas e da pós graduação em Políticas Públicas da UFABC. Coordenadora do Bacharelado de Políticas Públicas da UFABC. Doutora em Ciência Política pela USP, mestre e graduada em administração pública pela FGV. Coordenadora do Núcleo de Estudos da Burocracia (NEB) da UFABC. Docente da Escola Nacional de Administração Pública, ENAP e da Fundação do Desenvolvimento Administrativo, FUNDAP e . Trabalhou com assessoria, pesquisa e formação para diversos governos.
 
 

Laura da Veiga - EG/FJP

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1968), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (1975) e doutorado Ciências Sociais Aplicadas a Educação por Stanford University (1981). Secretária de Avaliação e Gestão da Informação do Ministério de Desenvolvimento e Combate à Fome de junho de 2007 a julho de 2009. Gestora em Ensino e Pesquisa na Fundação Joâo Pinheiro de janeiro de 2010. a abril de 2011. De abril a setembro de 2011, exerceu cargo DAI-26. Atualmente exerce a função de analista de ensino e pesquisa no Centro de estdos de Políticas PUblicas da FJP. Cargos de direção na Escola de Governo da FJP entre 1995 e 2004. Professora Adjunta R IV da UFMG, aposentada em 1995. Pesquisador I-b do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e desenvolveu atividades de consultoria, na qualidade de bolsista EV e PDI, no Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome entre 2004 a 2007. Atuou na CAPES entre l983 a l995, como consultora; comissões de verificação e de credenciamento; Comittê de Assessores de Área (l985/86 e l993/94); parecerista. Foi consultora de PNUD, UNICEF, AMAS/BH, Hunter College of Cunny/Ny; Fundação João Pinheiro, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte - projeto URB-AL 10; da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais- Câmara de Ciências Sociais e PCRH; da Fundação Getúlio Vargas/ SP - Programa Gestão Pública e Cidadania. Cargos ocupados: Coordenadora do Mestrado em Sociologia da UFMG, Diretora do Centro de Estudos Mineiros da UFMG; Diretora Adjunta da Escola de Governo da Fundação João Pinherio;Diretora Geral da Escola de Governo da Fundação João Pinheiro ; Coordenadora do Mestrado em Adminstração Pública da Escola de Governo da Fundação Joâo Pinheiro, Secretária de Avaliação e Gestão da Informação do MDS. Consultora PNUD junto ao MDS de (dezembro/2005 a julho de 2006 , fevereiro a maio de 2007 e novembro 2009 a janeiro 2010).Tem experiência de pesquisa e de avaliação nas áreas de Sociologia da Educação, Sociologia da Ciência, Políticas Sociais e Metodologia de Pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Sociais, Avaliaçao de Projetos para área Social, descentralização, desigualdade social, educação, inclusão social.


Leonardo Oliveira Santos - BNDES

Gerente da unidade de avaliação de efetividade da Área de Planejamento do BNDES, responsável por desenvolver metodologias, coordenar a implantação e gerir os resultados do Sistema de Monitoramento e Avaliação da efetividade do apoio financeiro concedido pelo BNDES. Possui 9 anos de experiência em atividades ligadas a M&A na Instituição. Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.




Lígia Mori Madeira - UFRGS

Professora adjunta do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001), graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Suas pesquisas enfocam os temas:instituições jurídicas comparadas, políticas sociais e desenvolvimento, violência, criminalidade e políticas públicas de segurança. Atualmente realiza pos-doutorado como Visiting Senior Fellow no Departamento de Politica Social da London School of Economics and Political Science. Bolsista da CAPES.

Lycia Lima - CLEAR-FGV

Coordenadora Executiva do Centro de Aprendizagem em Avaliação e Resultados para Brasil e África Lusófona (CLEAR-FGV).





 


Marcos Falcão Gonçalves - Banco do Nordeste do Brasil

Gerente de Avaliação de Políticas e Programas do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Banco do Nordeste do Brasil. Economista, Mestre em Economia Rural e Doutorando em Economia Aplicada. Trabalha há aproximadamente 09 anos com Avaliação de Políticas Públicas, com diversos artigos e livros publicados







Martina Otero - Instituto Fonte

Consultora e facilitadora de processos, é associada ao Instituto Fonte desde 2007. Bacharel em Psicologia e mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento, ambos pela PUC-SP. Já lecionou na Universidade São Francisco (SP), ministrando aulas de Análise do Comportamento e na UNICAPITAL (SP), ministrando disciplinas sobre Terceiro Setor. Desde o mestrado tem se especializado na avaliação de projetos sociais e na investigação de temas relacionados ao papel da Ciência e da Tecnologia na transformação social e na promoção da democracia. No Instituto Fonte, realiza especialmente consultorias na área de avaliação para clientes como Fundação Tide Setubal, Instituto HSBC Solidariedade, Fundação Roberto Marinho, Conectas Direitos Humanos, Instituto ABCD, dentre outros. Também ministra aulas sobre o tema no SENAC, no curso de pós-graduação "Projetos Sociais: Gestão e Perspectivas". Desde 2008 coordena o Projeto Avaliação, cujo objetivo central é contribuir para o desenvolvimento do campo da Avaliação de Programas e Projetos Sociais no Brasil por meio de estudos, pesquisas e formações. É organizadora do livro “Contexto e Prática da avaliação de iniciativas sociais no Brasil: temas atuais”.


Michele Tarsilla - (Consultor UNESCO / membro do Conselho IDEAS)

Membro do Board da Associação Internacional para a Avaliação do Desenvolvimento (IDEAS). Ele tem realizado uma vasta gama de avaliações e programas de capacitação financiadas por várias agencias internacionais (Banco Mundial, FAO, DFID e USAID) em diferentes sectores (incluindo educação, saúde, e agricultura) por mais de dez anos. Graças ao seu extenso trabalho de campo (já trabalhou em mais de 35 países) e sua fluência em seis idiomas, Dr. Tarsilla tem uma apreciação única da competência cultural que professionais da avaliação tem que ter no âmbito do desenvolvimento internacional.
Portanto, Dr. Michele é fortemente empenhado em
• Promover o desenvolvimento e utilização de conceitos de avaliação inovadores e
• Melhorar a qualidade das práticas de avaliação internacionalmente.
Um blogueiro muito ativo nas redes sociais (MiEval_TuEval), Dr. Tarsilla é um ex-bolsista Fulbright Fellow e Rotary que recebeu seu Ph.D. em Avaliação Interdisciplinar na Western Michigan University e também um diploma de pós-graduação em um ano Avaliação das Políticas Públicas na Universidade de Carleton, em Ottawa. Desde vários anos ele escreve e faz apresentações sobre o estado de avaliação contemporânea (oportunidades e desafios) sobre todo em matéria de equidade e justiça social.  

Paulo Jannuzzi - SAGI MDS

Professor do Programa de Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas da Escola Nacional de Ciências Estatísticas(ENCE) do IBGE e professor colaborador da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Exerce desde 2011 a função de Secretário de Avaliação e Gestão de Informação (SAGI) do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Graduou-se em Matemática Aplicada e Computacional pela Unicamp em 1985, concluiu o Mestrado em Administração Pública pela Eaesp/FGV em 1994, o Doutorado em Demografia pela Universidade Estadual de Campinas em 1998 e desenvolveu projeto de pesquisa de Pós-doutoramento em Estatísticas Públicas na ENCE em 2001. Iniciou sua vida profissional como Analista de Sistemas na Unisys Eletrônica (1986-1990). Em 1991 trabalhou como Agente Censitário Municipal no Censo Demográfico. Foi professor da PUC-Campinas (1992-2009), onde também exerceu funções de assessor da Pro-reitoria de Pós-Graduação, coordenador de Núcleo de Pesquisa e Extensão do Centro de Economia e Administração e coordenador do curso de Especialização em Gestão Pública. Trabalhou também na Fundação Seade, inicialmente como Analista de Projetos (1994-2002) e, posteriormente, como Assessor Técnico da Diretoria Executiva (2005-2010). Foi Bolsista da CAPES (mestrado), Fundação Ford (pós-doutorado) e CNPq (produtividade em pesquisa). Foi docente na Fundação de Desenvolvimento Administrativo, Escola de Gestão Pública do CEPAM e Oficina Municipal. Atuou na diretoria, assessoria e/ou coordenação de grupos de trabalho de associações técnicas e científicas como a Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (ABET), Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP), Associação Nacional das Instituições de Planejamento Pesquisa e Estatística (ANIPES) e da Associação Latinoamericana de População (ALAP). Atua no campo interdisciplinar entre a Demografia e Políticas Públicas, lecionando disciplinas, desenvolvendo projetos, orientando alunos e publicando trabalhos em Estatísticas Públicas, Monitoramento e Avaliação de Programas Sociais. 


Pedro Abramovay - Open Society

Advogado brasileiro, formado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, com mestrado em Direito Constitucional pela Universidade de Brasília. Foi Secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça e ocupou a Secretaria Nacional de Justiça do Governo Federal. Foi diretor de campanhas do site de petições Avaaz entre março de 2012 e julho de 2013 professor de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV) entre fevereiro de 2011 e agosto de 2014.
 
 
 


Rafael Silveira e Silva - Senado Federal

Doutor em Ciência Política. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de Brasília (1997), especialização em políticas públicas e gestão governamental pela Escola Nacional de Administração Pública (1998) e Doutorado e Mestrado em Ciência Política pela Universidade de Brasília (2013 e 2007, respectivamente). Atuou como Gestor Governamental no Ministério da Previdência, foi Analista do Banco Central na área de Normas do Sistema Financeiro e atualmente é Consultor Legislativo do Senado Federal. Áreas de pesquisa: estudos legislativos, análise do processo decisório, análise institucional, comportamento parlamentar e judicialização. Professor do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) e Professor voluntário da Universidade de Brasília.

Rogério Silva - Move Social

Doutor em Saúde Pública pela USP, estudou avaliação de programas na Western Michigan University (EUA), Facilitação de Processos de Desenvolvimento Social no CDRA (África do Sul), além de ter realizado formação em Psicanálise junto ao Centro de Estudos de Psicanálise, em São Paulo. Há quinze anos no campo socioambiental, tem atuado como consultor, pesquisador e docente no campo do planejamento e da avaliação, junto a dezenas instituições públicas e privadas, incluindo universidades.

Especializações: desenvolvimento organizacional, com ênfase em planejamento estratégico e avaliação de programas e políticas socioambientais.

Rômulo Paes - Centro Rio+

É médico, especialista em medicina social (UFMG) e PhD em epidemiologia ambiental pela London School of Hygiene and Tropical Medicine (University of London), tendo trabalhado no Brasil, Reino Unido e Egito como docente, pesquisador e consultor em epidemiologia, sistemas de informação em saúde e saúde pública. Foi Professor Adjunto III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. Foi Assessor de Planejamento e Avaliação Estratégica da UNIMED-BH. No período de março de 2004 a maio de 2007, foi Secretário de Avaliação e Gestão da Informação do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome. No período de 2001 a 2004, foi consultor do Ministério da Saúde, coordenando o desenvolvimento do Atlas de Saúde do Brasil 2004. Foi docente de epidemiologia na Faculdade de Medicina da UFMG e de sistemas de informação do mestrado em Administração Pública da Fundação João Pinheiro. É pesquisador associado do Centro de Estudos Internacionais sobre Governo - CEGOV de Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi Secretário Executivo Adjunto do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome de dezembrode 2009 a abril de 2010, e Secretário Executivo. Tem trabalhado como consultor nacional e internacional. É Diretor do Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (Centro RIO+) desde sua criação, em 2013.


Rosalina Soares - FRM

Desde 2011 coordena o Núcleo de Pesquisas e Avaliações na Fundação Roberto Marinho. É mestre pela Faculdade de Educação da UFMG. Ênfase em elaboração, implementação, monitoramento e avaliação de projetos educacionais. Experiência expressiva em elaboração de modelos lógicos e/ou teoria da mudança. Elaboração de indicadores quantitativos e qualitativos. Uso de métodos mistos e da metodologia de rubrica avaliativa. Utiliza metodologia participativa e foco nos direitos, destacando, gestores, lideranças, professores, familiares, crianças e jovens - como protagonistas essenciais para o alcance de resultados e impactos. Experiência em pesquisas e avaliações de projetos nas respectivas áreas: educação, meio ambiente, patrimônio e comunicação.
 

 Ruben Klein - ABAVE

Possui graduação em Matematica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1968), mestrado em Matemática pelo Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada(1969), doutorado em Matematica pela Massachusetts Institute Of Technology(1974), pós-doutorado pela University of California System(1978), pós-doutorado pela University of California System(1987) e pós-doutorado pela University of California System(1988). Atualmente é Consultor do Fundação Cesgranrio. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Estatística. Atuando principalmente nos seguintes temas:Gaussian Process, Stationarity, Quadratic variation.

 


Telma Menicucci - UFMG

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1971), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990) e doutorado em Ciências Humanas Sociologia e Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Ciência Política da UFMG. Atua principalmente na área de Políticas Públicas, particularmente políticas sociais e entre essas, política de saúde, e na área de gestão pública. É coordenadora do Publicus - Núcleo de estudos em gestão e políticas públicas/UFMG e líder do grupo de pesquisa Publicus do CNPq. Consultora da CAPES e do CNPq. Coordenadora do GT Políticas Públicas da ANPOCS 2009-2013. Coordenadora da AT Estado e políticas públicas da ABCP. Bolsa de produtividade do CNPq.