Alcides Gussi - MAPP/UFC

Graduado em História, Mestre em Antropologia Social e Doutor em Educação, na Àrea Educação, Sociedade, Cultura e Política, pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP . Atualmente, é Professor do Curso de Gestão de Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará - UFC. Foi coordenador (2010-2015) e, atualmente, vice-coordenador do Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas -MAPP/UFC. Membro permanente do corpo docente da Linha de Pesquisa Antropologia da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Faculdade de Educação -FACED/UFC. Membro do Comitê Executivo da Red de Seguimiento, Evaluación y Sistematización de América Latina y el Caribe - ReLAC desde 2013 e Membro do Comitê Gestor (2011-2013) e, atualmente, Diretor da Associação da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação - RBMA. É do Corpo Editorial da Revista AVAL - Avaliação de Políticas Públicas e da Revista Brasileira de Monitoramento e Avaliação. Atua, particularmente, nas áreas de Avaliação de Políticas Públicas, Antropologia e Políticas Públicas e Antropologia da Educação, com os principais temas: avaliação de políticas públicas de corte social, abordagem etnográfica e metodologias qualitativas de avaliação, antropologia das políticas educacionais.

   

Aline Hellmann CEGOV/UFRGS

 Pesquisadora do Centro de Estudos Internacionais sobre Governo (CEGOV) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Coordenadora dos Programas: Capacitação em Monitoramento e Avaliaçao e Debatendo Monitoramento e Avaliação, ambos do CEGOV. Parceira da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação, a SAGI, no desenvolvimento e oferta do Ciclo de Capacitação em Diagnóstico, Monitoramento e Avaliação dos programas do MDS.

   

Breynner R. Oliveira UFOP

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) e em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro (2007). Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. É professor adjunto do Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal de Ouro Preto. Tem experiência em gestão pública, implementação, avaliação e monitoramento de políticas sociais e educacionais.

   

Bruno Lazzarotti (EG/FJP)

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais(1990), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais(1995) e doutorado em Sociologia e Política pela Universidade Federal de Minas Gerais(2005). Atualmente é Pesquisador Pleno III do Fundação João Pinheiro, Membro de corpo editorial da Pensar BH. Política Social, Membro de corpo editorial da Perspectivas em Políticas Públicas, Membro de corpo editorial da O&S. Organizações & Sociedade, Revisor de periódico da Enanpad 2014, Revisor de periódico da Enapg 2014, Revisor de periódico da Cadernos Gestão Pública e Cidadania, Revisor de periódico da Revista Eletrônica Organizações e Sociedade, Revisor de periódico da Revista do Serviço Público e Revisor de periódico da Revista de Administração Pública (Impresso). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Políticas Públicas. Atuando principalmente nos seguintes temas:FUNDEF, ensino fundamental, descentralização, equi, federalismo, desigualdade educacional.

   

Cecilia Minayo - FIOCRUZ

Possui graduação em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978), graduação em Ciências Sociais - City University of New York (1979), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985) e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1989). Desde 1997 é editora científica da revista Ciência & Saúde coletiva da Associação Brasileira de Saúde Coletiva e pesquisadora titular da Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de Saúde Pública, com ênfase em Saúde Coletiva, atuando como professora, pesquisadora e orietnadora principalmente nos seguintes temas: métodologia de pesquisa social, metodologia da pesquisa social em saúde pública, violência e saúde, causas externas, violência, saúde coletiva e saúde e sociedade. Já oirentou 68 teses e dissertações, publicou 181 artigos científicos, 115 capítulos de livros e 40 livros sendo 7 individualmente e 34 como organizadora e em colaboração. É membro do conselho editorial de 13 revistas científicas, sendo 4 estrangeiras e desde 2013 é Editora Regional da Revista Environmental Health Perspectives.

   

Edgilson Tavares de Arajo UFRB

Doutor e mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Especialista em Estratégias de Mobilização e Marketing Social pela Universidade de Brasília / Unicef. Bacharel em Administração pela Universidade Federal da Paraíba. Realizou estágio doutoral sanduíche em Lisboa - Portugal, na Universidade Católica Portuguesa. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), na área de Políticas Públicas, exercendo o cargo de Coordenador do Colegiado do Curso de Gestão Pública. Vice-líder do Grupo de Pesquisa CNPq - Processos de Inovação e Aprendizagem em Políticas Públicas e Gestão Social e pesquisador do Observatório da Formação em Gestão Social. Membro da Rede de Pesquisadores de Gestão Social (RGS). Consultor do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome / Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (MDS/PNUD). Foi professor e coordenador de cursos de graduação e pós-graduação no Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE); Escola de Administração da UFBA; Centro Interdisciplinar de Desenvolvimento e Gestão Social (CIAGS); Unifacs. Atuou como gestor de organizações da sociedade civil tais como Federação Nacional das APAEs, Instituto APAE-SP, Sense International, Grupo Brasil de Apoio ao Surdocego e ao Múltiplo Deficiente Sensorial, Programa Artesanato Solidário, entre outros. Possui experiência e tem interesse nos seguintes temas/áreas: análise de políticas públicas; política e gestão da Assistência Social; gestão social; pessoas com deficiência; relações Estado-Sociedade; gestão pública; formação de gestores sociais

   

Elizabeth Moreira dos Santos - Ministrio da Sade

PhD em Community Health - University of Illinois (1993); Mestrado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1985) e graduação em Medicina pela Universidade de Brasília (1974). Atualmente é pesquisadora titular aposentada da ENSP Fiocruz e pesquisadora colaboradora no Laboratório de Avaliação de Situações Endêmicas Regionais/ENSP/Fiocruz. Atua como consultora independente junto ao departamento de doenças sexualmente transmissíveis, HIV, Aids, e hepatites virais. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, atuando em pesquisa, ensino e assessoria a diversas instituições brasileiras e internacionais em monitoramento e avaliação em saúde. Entre suas áreas de interesse, destaca-se o desenvolvimento de metodologias de ensino e institucionalização da avaliação e monitoramento em saúde

   

Emilia Bretan - OMLC - OutcomeMapping Learning Community

Doutora em Ciências: Direito pela USP (2012). Formada no International Program for Development Evaluation Training - IPDET (2014). Atualmente é pesquisadora e avaliadora de programas e políticas de direitos humanos e desenvolvimento e consultora em Monitoramento e Avaliação para o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD- Banco Mundial). Foi Gestora (2010-2012) do Projeto CPP Brasil - Child Protection Partnership (IICRD); Consultora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD - 2009) para o Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN/MJ); foi Professora da Graduação em Direito da Universidade Mackenzie (2013), e da FACAMP (2008-2013); Foi co-fundadora e Coordenadora Adjunta dos grupos GDUCC e GETCrim (Dpto de Direito Penal - FDUSP - 2006-2010). Associada ao International Institute for Child Rights and Development (IICRD). É Associada à International Development Evaluation Association (IDEAS). Membro da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação. Membro titular do Comitê de Ética em Pesquisa da Secretaria de Administração Penitenciaria do Estado de Sao Paulo. Autora de vários artigos e capítulos de livro. Treinadora e palestrante em eventos para formação de profissionais do Sistema de Justiça e da area social e para a sociedade civil em geral. Fluente em português, ingles e espanhol.

   

Ftima Beatriz Fortes (CEPP/FJP)

Possui doutorado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008)mestrado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996) e graduação em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1977). É pesquisadora do Centro de Estudos de Polítcas Públicas (CEPP) da Fundação João Pinheiro (FJP) e professora da Escola de Governo Paulo Neves de Carvalho (FJP). Tem experiência nas áreas de "Políticas Públicas", particularmente com a política de saúde, e "Economia da Saúde", atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação de políticas e programas, gasto público com saúde e indicadores de saúde.

   

Gabriela Spanghero Lotta - CECS - UFABC

Professora adjunta do bacharelado de políticas públicas e da pós graduação em Políticas Públicas da UFABC. Coordenadora do Bacharelado de Políticas Públicas da UFABC. Doutora em Ciência Política pela USP, mestre e graduada em administração pública pela FGV. Coordenadora do Núcleo de Estudos da Burocracia (NEB) da UFABC. Docente da Escola Nacional de Administração Pública, ENAP e da Fundação do Desenvolvimento Administrativo, FUNDAP e . Trabalhou com assessoria, pesquisa e formação para diversos governos.

   

Gisela Cardoso - LASER, ENSP/FIOCRUZ

Psicóloga de formação, trabalhou no período de 1987 a 2012 no Hospital Universitário Clementino raga Filho da UFRJ. A partir de 2008 ingressou no no LASER (Laboratório de Avaliação de Situações Endêmicas Regionais) do Departamento de Endemias Samuel Pessoa da ENSP/FIOCRUZ como pesquisadora colaboradora. Em 2013 foi incorporada ao corpo de pesquisadores do DENSP/ENSP/FIOCRUZ (Concurso 2010). Desenvolve no LASER estudos de avaliação, com foco no processo de implantação de intervenções em saúde. Atualmente exerce as seguintes atividades: coordenação técnica do estudo de avaliação de implementação do Projeto QualiSUS-rede; coordenação geral da Avaliação de Desempenho do Programa de Controle da Tuberculose na Atenção Primária em quatro municípios brasileiros ((INOVAENSP) e coordenação da disciplina de Avaliação em Saúde do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da ENSP/Fiocruz, juntamente com a Profa. Marly Cruz. Realizou pós-doutorado na Tulane University, EUA, com bolsa da CAPES/MEC/Brasil, no período de Agosto 2011 a Julho de 2012.

   

Guilherme Rodrigues - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento de MG - Herkenhoff & Prates

Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais, por onde é licenciado em Sociologia. Atualmente, é doutorando em Ciência Política pelo DCP/UFMG e Consultor em Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas da Herkenhoff & Prates - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento. Foi bolsista PET (CAPES/Sesu) no período 2005/2006 e Editor Executivo da Revista Três Pontos. Atua na área de Políticas Públicas, principalmente com as temáticas Federalismo, Descentralização e Municipalismo, além de temas da sua área de atuação profissional, principalmente com Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas e Projetos Sociais.

   

Jeov Torres Silva Junior - UFCA

Graduado em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (2001) e concluiu o Mestrado em Administração (ênfase em Gestão Social) na Universidade Federal da Bahia (2004). Atualmente, realiza o Doutorado em Administração na Universidade Federal da Bahia, com período de estágio doutoral no Conservatoire National des Arts et Métiers-Paris/França (2014). Desde 2006, é professor efetivo do Curso de Administração na Universidade Federal do Cariri-UFCA (até junho/2013, este curso era parte da Universidade Federal do Ceará - Campus Cariri), professor do Curso de Mestrado Multidisciplinar em Desenvolvimento e Gestão Social da Escola de Administração da UFBA, membro do Centro Interdisciplinar de Desenvolvimento e Gestão Social - CIAGS/EA-UFBA e membro do grupo de pesquisa Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Gestão Social - LIEGS/UFCA. Em suas atividades profissionais e acadêmicas na área de Administração, atua nas temáticas Gestão Social, Desenvolvimento Territorial e Economia Solidária.

   

Lycia Lima - CLEAR-FGV

 Coordenadora Executiva do Centro de Aprendizagem em Avaliação e Resultados para Brasil e África Lusófona (CLEAR-FGV)

   

Manoel dos Santos - UFMG

Professor do Dep. de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre e doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco/Universidad de Salamanca (ES). Tem formação em metodologia da pesquisa em Ciência Política pela Escuela de Métodos e Analisis Socio-político de la Universidad de Salamanca e pelo Programa de Métodos Quantitativos (MQ) da UFMG. Foi pesquisador visitante do IPEA entre 2011 e 2013. Atualmente é chefe do Departamento de Ciência Política da UFMG e vice-diretor do Centro de Estudos Legislativos (UFMG). Coordena o Grupo de Trabalho 16 da ANPOCS, intitulado "financiamento do sistema eleitoral e partidário em democracias contemporâneas". Desenvolve pesquisa em diversas áreas: metodologia da pesquisa em Ciência Política, lobby e grupos de interesse, financiamento de campanha, poder legislativo e instituições políticas comparadas.

   

Marco Natalino - SAGI/MDS

Sociólogo. Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. Coordenador Geral de Avaliação de Resultados e de Impacto - SAGI/MDS

   

Maria Carolina Toms - PUC-MG

 Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais(2004), mestrado em Demografia pela UFMG (2007) e pela University of California at Berkeley (2008), mestrado em Sociologia (2010) e doutorado em Sociologia e Demografia (2012) pela University of California, Berkeley. Atualmente é Professora Adjunto 1 no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da PUC MINAS. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Econômica e Estratificação Social, na área de Demografia Econômica, Família e Fecundidade, Formulação e Avaliação de Políticas e Métodos Quantitativos.

   

Maria Luiza de Aguiar Marques - Fundao Joo Pinheiro

Possui doutorado em Geografia-tratamento da informação espacial pela PUC/MG (2013), especialização em Planejamento e Políticas Públicas pelo ILPES/CEPAL(1984), mestrado em Economia Industrial e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), graduação em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1978). Participou de programas de treinamento em exportação de produtos agrícolas (Washington/DC - USDA, 1990) e em matriz insumo-produto (Universidade de Illinois, 1994). É pesquisadora plena da Fundação João Pinheiro. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Regional e Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: indicadores e índices sintéticos de desenvolvimento humano, de responsabilidade social, sobretudo indicadores municipais e intramunicipais.

   

Maurcio Botrel de Vasconcellos - UFMG

 Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Atualmente é aluno de mestrado do Programa de Pós Graduação em Sociologia (FAFICH/UFMG) e pesquisador do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Análise de Redes Sociais - GIARS. Atua nos seguintes temas: sociologia da ciência, teoria de sistemas complexos e análise de redes sociais.

   

Michele Tarsilla - (Consultor UNESCO / membro do Conselho IDEAS)

Membro do Board da Associação Internacional para a Avaliação do Desenvolvimento (IDEAS). Ele tem realizado uma vasta gama de avaliações e programas de capacitação financiadas por várias agencias internacionais (Banco Mundial, FAO, DFID e USAID) em diferentes sectores (incluindo educação, saúde, e agricultura) por mais de dez anos. Graças ao seu extenso trabalho de campo (já trabalhou em mais de 35 países) e sua fluência em seis idiomas, Dr. Tarsilla tem uma apreciação única da competência cultural que professionais da avaliação tem que ter no âmbito do desenvolvimento internacional.
Portanto, Dr. Michele é fortemente empenhado em
• Promover o desenvolvimento e utilização de conceitos de avaliação inovadores e
• Melhorar a qualidade das práticas de avaliação internacionalmente.
Um blogueiro muito ativo nas redes sociais (MiEval_TuEval), Dr. Tarsilla é um ex-bolsista Fulbright Fellow e Rotary que recebeu seu Ph.D. em Avaliação Interdisciplinar na Western Michigan University e também um diploma de pós-graduação em um ano Avaliação das Políticas Públicas na Universidade de Carleton, em Ottawa. Desde vários anos ele escreve e faz apresentações sobre o estado de avaliação contemporânea (oportunidades e desafios) sobre todo em matéria de equidade e justiça social.

   

Ricardo Wilson-Grau - OMLC - OutcomeMapping Learning Community

Avaliador independente e consultor de desenvolvimento organizacional apoiador de organizações de mudança social. Desde 2003 tem concentrado seu trabalho na avaliação de redes de mudanças sociais internacionais e os programas de financiadores europeus e norte-americanos de desenvolvimento. Com seus colegas de profissão desenvolveu a metodologia de “Outcome Harvesting" para avaliar os resultados de centenas de ONGs, organizações comunitárias e redes em todo o mundo. Seu trabalho de desenvolvimento organizacional é principalmente na área de adaptação Outcome Mapping para o planejamento complexo, monitoramento e necessidades de avaliação de redes. Reside no Brasil, mas trabalha internacionalmente.

   

Rosana de Freitas Boullosa - UFBA

 É professora adjunta da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (EAUFBA) e professora permanente do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Gestão Social/ (PDGS/CIAGS). Doutora em Políticas Públicas pela Università IUAV di Venezia, em Veneza-Itália, venceu o prestigioso prêmio Giovanni Ferraro de melhor tese italiana em sua área de estudo, edição 2006. É líder do grupo de pesquisa Processos de Inovação e Aprendizagem em Políticas Públicas e Gestão Social e coordenadora geral do Observatório da Formação em Gestão Social, um projeto de pesquisa que envolve oito Universidades brasileiras (UFBA, UFCA, UFRB, UDESC, UFTO, EACH-USP PUC-SP e PUC-MG). Desde 2010, é editora da Revista NAU Social. Realizou Pós-doutorado junto ao Centre d?Étude des Mouvements Sociaux (CEMS), do Institut Marcel Mauss (IMM) da École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), em Paris, França, uma das mais renomadas instituições francesas de ensino e pesquisa. Este período de pesquisa pós-doutoral (14 meses), iniciados em maio de 2014, foi contíguo ao período em que obteve Bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (2012-2014), nível 2, interrompida para evitar sobreposição de benefícios de bolsa de pesquisa, ambas concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É mãe de Pietro e ama dança flamenca.

   

Roxana Marcela Arce - Centro Internacional de Estudios Interdiciplinarios

Em breve.